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15 de fevereiro de 2018 Regis Luiz

POP – Procedimento Operacional Padrão ou Padronizado é um dos documentos obrigatórios exigidos pela vigilância sanitária das Farmácias com Manipulação.

Objetivo: A empresa deve possuir um Sistema de Garantia da Qualidade (SGQ) que incorpore:

• Boas Práticas de Manipulação em Farmácias (BPMF);

• Procedimento da qualidade;

• Procedimento operacional padrão.

O Sistema de Garantia de Qualidade para manipulação de fórmulas deve assegurar que produtos e serviços estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos pelas normas vigentes, totalmente documentos e monitorados.

BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO EM FARMÁCIA (BPMF)

É muito importante que a empresa tenha um Manual de Boas Práticas de Manipulação apresentando as diretrizes para o gerenciamento da qualidade e deve abordar no mínimo:

• OBJETIVOS • CONDIÇÕES GERAIS • RECURSOS HUMANOS E ORGANIZAÇÃO • INFRA-ESTRUTURA • MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS. • LIMPEZA E SANITIZAÇÃO • MATÉRIAS-PRIMAS E MATERIAIS DE EMBALAGEM • MANIPULAÇÃO • CONTROLE DE QUALIDADE • MANIPULAÇÃO DE ESTOQUE MÍNIMO • CONTROLE DE QUALIDADE DO ESTOQUE MÍNIMO • ROTULAGEM E EMBALAGEM • CONSERVAÇÃO E TRANSPORTE • DISPENSAÇÃO
PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

Definição: O procedimento é uma forma especificada de executar uma atividade ou um processo. Nota 1: Procedimentos podem ser documentados ou não Nota 2: Quando um procedimento é documentado, o termo “procedimento escrito”ou “procedimento documentado” é freqüentemente usado. O documento que contém um procedimento pode ser chamado de “documento de procedimento”.

– Benefícios de sua implantação:

• As ações e atividades são conhecidas, controladas e padronizadas e, desta forma, podem atender os resultados requeridos pela empresa;

• Promove uma consciência coletiva para a importância das atividades a serem realizadas;

• Assegura a rastreabilidade e a repetibilidade;

• Agiliza e aumenta a capacidade gerencial para a tomada de decisões;

• Proporciona uma comunicação interna padronizada e objetiva;

• Melhora o relacionamento da organização com os seus ambientes interno e externo;

• Contribui para a autoconfiança e profissionalismo dos colaboradores, já que os mesmos estão certos do processo a ser seguido;

• Proporciona uma visão da abordagem dos processos – um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo;
• Minimiza perdas e erros na execução de atividades e facilita a identificação deste ao longo do processo;

• Com o uso, é possível identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados, como um sistema, e, assim, contribui para eficácia e eficiência da organização no sentido desta atingir os seus objetivos;

• A documentação permite a comunicação do propósito e a consistência da ação;

• Possibilita oportunidades de melhorias e promove necessidade de treinamento.
Citaremos abaixo alguns exemplos de procedimentos de atividades e processos em farmácia com manipulação

• Procedimento de Planejamento da Qualidade;

• Procedimento de Análise Crítica pela Direção;

• Procedimento de Controle de Documentos e Registros;

• Procedimento de Auditoria Interna;

• Procedimento de Gestão de Dispositivos de Medição e Monitoramento;

• Procedimento de Controle de Produto Não – conforme;

• Procedimento de Análise e Melhoria do Sistema de Garantia da Qualidade;

• Procedimento de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde;

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)

Definição: É a descrição pormenorizada de técnicas e operações a serem utilizadas na farmácia, visando a proteger e a garantir a preservação da qualidade das preparações manipuladas e segurança dos manipuladores.

Exemplos de POPs: 

– POP de Limpeza e sanitização das áreas, equipamentos e utensílios;

– POP de Higiene; – POP de Aquisição de Matéria-Prima e Material de Embalagem;

– POP de Recebimento de Matéria-Prima e Material de Embalagem;

– POP de Estocagem de Matéria-Prima e Material de Embalagem;

– POP de Diluição Geométrica;

– POP: Manipulação de Sólidos;

– POP de Encapsulamento;

– POP de Inspeção Inicial;

– POP de Rastreabilidade;

– POP de Inspeção Final;

– POP para Peso Médio;

– POP para Recontagem;

– POP de Rotulagem;

– POP para Manipulação de Semi-sólidos;

– POP para transporte.

 

Fonte: CFF.ORG