Atendimento telefônico: 48. 3234-7247 ou 48. 3364-7247
Somos feitos de ideias. Cresça conosco.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (Obrigatório)

Seu telefone (com DDD) (Obrigatório)

Assunto

Mensagem


Reconhecimento

Desde 2007 entregando o melhor conteúdo para o crescimento das farmácias e farmacêuticos magistrais.

Siga-nos

Nosso Endereço

Rua Santa Luzia 100
The Place Office Sala 206
Florianópolis, Ilha da Magia SC
Brasil

Telefones: 48. 3234-7247  | 3364-7247
Email: pharmaceutical@pharmaceutical.com.br

Farmacêutico Magistral: como está o mercado de trabalho para esse profissional

Farmacêutico Magistral: como está o mercado de trabalho para esse profissional
8 de outubro de 2018 Regis Luiz

A área de farmácia oferece muitas possibilidades de atuação e a manipulação de medicamentos é uma delas. Por trazer uma série de vantagens ao consumidor, como preço, por exemplo, o segmento tem crescido nos últimos anos. Farmacêutico Magistral.

Sendo assim, para quem deseja se tornar um farmacêutico magistral (ou de manipulação) o mercado está bastante promissor e neste artigo aprofundaremos um pouco mais o assunto. Acompanhe a seguir:

O mercado de trabalho para o farmacêutico magistral

A procura por medicamentos manipulados tem crescido substancialmente nos últimos anos. Muito por conta do preço dos remédios. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), eles podem ser até 20% mais em conta do que os industrializados.

Outro motivo para a grande procura é que os medicamentos manipulados possuem composição, concentração e dosagem específicos para determinado tratamento e somente pelo período prescrito, evitando o uso indiscriminado de remédios.

Mudanças na legislação e a fiscalização contribuíram também para um salto na qualidade do trabalho e dos produtos oferecidos. Sendo assim, aumentou a confiança de profissionais e da população.

Por todos esses motivos os investimentos no setor cresceram e a oferta de trabalho para o farmacêutico magistral também. De acordo com dados do CFF, em 2013 já havia quase 7 mil farmácias de manipulação no Brasil.

Os salários também costumam ser atrativos, mas dependerão do local onde o farmacêutico magistral atuará. Por isso o valor varia bastante, mas em geral passa dos R$ 2 mil.

A importância da formação para fazer carreira no segmento

Com o mercado em alta, a farmácia de manipulação é uma ótima opção para quem está iniciando na carreira ou deseja buscar novas oportunidades na área.

Mas, para obter sucesso, o farmacêutico precisa se especializar. Fazer uma pós-graduação será fundamental para aprofundar o conhecimento e se atualizar sobre as novidades do mercado.

Durante o curso o farmacêutico magistral terá aulas sobre métodos e controle de qualidade, gestão de biossegurança, boas práticas em farmácia de manipulação, farmacotécnica de cápsulas, cuidados no manuseio de matérias primas especiais, entre outros aspectos.

Depois de formado, o profissional poderá avaliar e definir a infraestrutura da farmácia magistral, reconhecer os materiais, equipamentos e utensílios básicos que o estabelecimento deve ter para realizar suas atividades.

Determinar o prazo de validade para os produtos a partir de critérios técnicos estabelecidos, produzir formulações passíveis de serem manipuladas nas diversas formas farmacêuticas e veículos e avaliar os softwares disponíveis para farmácia magistral também estão entre as atribuições.

Importante salientar que a formação de qualidade só será possível em uma instituição de confiança, com professores capacitados, conteúdo de qualidade e reconhecimento do Ministério da Educação.

Como mostramos neste artigo o mercado é bastante promissor para o farmacêutico magistral. Está em constante crescimento por oferecer medicamentos mais em conta e de forma personalizada. Mas, como salientamos é importante fazer um curso de pós-graduação em uma instituição de qualidade. A formação adequada contribuirá muito para o sucesso da carreira.

 

Fonte: Ibeco 

Saiba mais sobre Inovações da Farmácia de Manipulação para Crianças, Idosos e Adultos.