Atendimento telefônico: 48. 3234-7247 ou 48. 3364-7247
Somos feitos de ideias. Cresça conosco.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (Obrigatório)

Seu telefone (com DDD) (Obrigatório)

Assunto

Mensagem


Reconhecimento

Desde 2007 entregando o melhor conteúdo para o crescimento das farmácias e farmacêuticos magistrais.

Siga-nos

Nosso Endereço

Rua Santa Luzia 100
The Place Office Sala 206
Florianópolis, Ilha da Magia SC
Brasil

Telefones: 48. 3234-7247  | 3364-7247
Email: pharmaceutical@pharmaceutical.com.br

Farmácias de manipulação e os nutricionistas

Farmácias de manipulação e os nutricionistas
11 de julho de 2018 Regis Luiz

Farmacêuticos e nutricionistas podem prescrever entre outras coisas: fitoterápicos. As Farmácias de manipulação e os nutricionistas podem estabelecer parcerias para melhor atender e orientar propostas terapêuticas para os pacientes.

Farmacêuticos avaliam inúmeras prescrições diariamente. Porém, por vezes, surgem prescrições pouco usuais que podem gerar dúvidas. Por exemplo, uma receita de uma planta medicinal prescrita por um nutricionista pode ser atendida?

Pode. O nutricionista poderá adotar a fitoterapia para complementar a sua prescrição dietética, quando os produtos prescritos tiverem indicações no seu campo de atuação. A prescrição de plantas medicinais e chás medicinais é permitida a todos os nutricionistas. Entretanto, a prescrição de medicamentos fitoterápicos, de produtos tradicionais fitoterápicos e de preparações magistrais de fitoterápicos é permitida ao nutricionista desde que este seja portador de título de especialista em Fitoterapia.

É importante ressaltar que a competência do nutricionista para atuar na Fitoterapia não inclui a prescrição de produtos sujeitos à prescrição médica, seja na forma de drogas vegetais, de fitoterápicos ou de preparações magistrais. Para essa competência o nutricionista precisa estar habilitado através de pós-graduação específica.

Conforme as Resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), 525/13 e 556/15, a prescrição de plantas medicinais e drogas vegetais, que pode ser realizada por qualquer nutricionista, deve considerar que estas devem ser preparadas unicamente por decocção, maceração ou infusão, não sendo admissível que sejam prescritas sob forma de cápsulas, drágeas, pastilhas, xarope, spray ou qualquer outra forma farmacêutica, nem utilizadas quando submetidas a outros meios de extração, tais como extrato, tintura, alcoolatura ou óleo, nem como fitoterápicos ou em preparações magistrais. Fitoterápicos e preparações magistrais isentas de prescrição médica podem ser prescritas por nutricionistas especialistas em fitoterapia.

Fontes: CRF-RS e Resoluções CFN n° 525/13 e 556/12

A Pharmaceutical lançou uma novidade: um guia de prescrição de fitoterápicos para nutricionistas. É super interessante presentear os nutricionistas com esse material, ele ajuda muito a esclarecer por exemplo quais os fitoterápicos que os nutricionistas não podem prescrever.

E se você é nutricionistas pode adquirir também, pois contribui e muito para a prática do dia a dia.