Atendimento telefônico: 48. 3234-7247 ou 48. 3364-7247
Somos feitos de ideias. Cresça conosco.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (Obrigatório)

Seu telefone (com DDD) (Obrigatório)

Assunto

Mensagem

[recaptcha]

Reconhecimento

Desde 2007 entregando o melhor conteúdo para o crescimento das farmácias e farmacêuticos magistrais.

Siga-nos

Nosso Endereço

Rua Santa Luzia 100
The Place Office Sala 206
Florianópolis, Ilha da Magia SC
Brasil

Telefones: 48. 3234-7247  | 3364-7247
Email: pharmaceutical@pharmaceutical.com.br

O impacto das EMBALAGENS e do RÓTULO na decisão de compra do consumidor

O impacto das EMBALAGENS e do RÓTULO na decisão de compra do consumidor
19 de outubro de 2017 Regis Luiz

Pele sensível é tendência em Beleza:  O clima tropical do Brasil pede que a população cuide bastante de sua pele por causa dos raios ultravioletas. Mesmo aqueles que poucos vão à praia precisam cuidar do corpo e rosto que acabam sofrendo danos ainda que de incidência de luz incandescente. O número de pessoas que vem buscando orientação médica por causa de sensibilização da pele vem aumentando. Quase a metade dos brasileiros afirmam possuir pele sensível tanto do rosto quanto do corpo, segundo a pesquisa Life Insights – Beauty and Care Report, encomendado pelo Minha Vida.

Os homens afirmam mais do que as mulheres (46,1% contra 44,3%) de precisarem de cuidados específicos. Mais que reforçar lançamentos é preciso trabalhar a comunicação desse tipo de produto para que se perceba o valor e efeitos deles, já que as prateleiras de lojas possuem uma infinidade de opções ao consumidor.

 

O impacto das embalagens e do rótulo na decisão de compra do consumidor:

Estudos comprovam que o
consumo faz parte das necessidades básicas dos indivíduos, logo todos se tornam consumidores de
produtos para a sua sobrevivência.

 

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul demonstra o impacto da embalagem e do rótulo na decisão de compra do consumidor:

Conforme visto, para 95% dos entrevistados nesta pesquisa responderam que a embalagem chama atenção, deste mesmo grupo 76% acreditam que entre produtos com a mesma finalidade, experimento uma marca nova que possua uma embalagem mais bonita, atraente e prática, o que deixa bem claro que o consumidor é convidado a conhecer novos produtos pela embalagem e esta por sua vez persuade este consumidor que vem a efetuar a compra com o propósito de conhecer o produto apenas uma embalagem chamativa.

A percepção do consumidor mediante a embalagem deixou claro que a embalagem por si é muito representativa levando 66% da amostra concordar com a questão, porém uma quantidade significativa (23%) avaliou que embora a embalagem não esteja de acordo com as leis, estes continuam comprando o produto. Desta forma o importante é adequar produto e embalagem com boa qualidade, no seu desenvolvimento definindo os elementos adequados reunindo matérias-primas, processos produtivos, economias na fabricação, transporte, associado à qualidade do produto, pois realmente a embalagem influencia a decisão de compra do consumidor.

Um total de 88% dos entrevistados concorda que a funcionalidade, design e praticidade são fatores essenciais em uma embalagem. O percentual de 84% concorda que a cor determina sim sensações podendo despertar sentimentos como fome, limpeza, calor e frio, podendo atrair ou repelir o consumidor, sendo este fator que pode ser determinante também na decisão. Um total de 79% da amostra demonstra estar preocupados os que em situações futuras deixem de comprar produtos pela necessidade não visando o que irá ser feito com a embalagem após utilizá-lo.

Já o rótulo revela que 70% da amostra, antes de comprar um produto, costumam ler as informações nele contidas: marca, endereço do distribuidor, serviço de atendimento, informações nutricionais e validade. Logo, a influência que a embalagem exerce sobre o consumidor na hora de adquirir o produto, tem grande relação com seu rótulo, pois muitas vezes a compra pode ser decidida através das informações nele contidas.

 

Case
Com foco no público de pele sensível, a marca inglesa Simple chega ao Brasil em outubro com 12 os produtos entre água micelar, tônico facial, sabonete, lenço de limpeza, demaquilanete, hidratante facial e desodorante. Os itens serão vendidos em farmácias e lojas de cosméticos no Brasil. A marca, adquirida pela Unilever em 2012, tem mais de 60 anos no mercado de cosméticos para pele sensível. Ela é famosa no Reino Unido por não usar corantes, fragrâncias, óleo, álcool e outros ingredientes responsáveis pela maior parte das alergias da pele.

 

A Pharmaceutical desenvolve layout para rótulos de embalagens de produtos manipulados, conforme a imagem de capa desta matéria. Consulte-nos para orçamentos.

 

Fonte: Mundo do Marketing