Atendimento telefônico: 48. 3234-7247 ou 48. 3364-7247
Somos feitos de ideias. Cresça conosco.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (Obrigatório)

Seu telefone (com DDD) (Obrigatório)

Assunto

Mensagem


Reconhecimento

Desde 2007 entregando o melhor conteúdo para o crescimento das farmácias e farmacêuticos magistrais.

Siga-nos

Nosso Endereço

Rua Santa Luzia 100
The Place Office Sala 206
Florianópolis, Ilha da Magia SC
Brasil

Telefones: 48. 3234-7247  | 3364-7247
Email: pharmaceutical@pharmaceutical.com.br

Cremes Manipulados. Saiba por que são os preferidos dos dermatologistas

Cremes Manipulados. Saiba por que são os preferidos dos dermatologistas
9 de março de 2017 Regis Luiz

Aqueles que escolhem tratar vários problemas com um único creme e gastar menos, tendem a optar pelos manipulados. Nesse processo, a opinião do médico terá papel fundamental.
Os cremes manipulados são uma opção bastante flexível para os dermatologistas. Isso porque é o médico que vai decidir quais os ativos e respectivas concentrações que farão parte da fórmula. Assim, é possível tratar vários problemas com apenas um produto, de forma mais rápida e precisa, e que ainda pode ser alterado facilmente conforme a evolução do quadro clínico.
É por isso que eles ainda conquistam boa parte dos especialistas. A composição customizada permite enfatizar uma substância e abrir mão de outra, ou mesmo unir compostos que seriam encontrados apenas separadamente em vários produtos industrializados e nem sempre na quantidade necessária.

Os manipulados também são uma boa opção para pessoas suscetíveis a alergias, que tenham intolerância a certas fragrâncias ou para as mulheres grávidas. 

O profissional, no entanto, precisa ter um certo conhecimento na área de alquimia antes de passar uma composição para as farmácias de manipulação. Afinal, existem alguns conservantes que duram mais do que outros, assim como existem componentes que, quando unidos a determinadas substâncias, anulam o efeito delas ou mesmo perdem o princípio ativo. Há farmácias de manipulação que desenvolvem uma parceria e um relacionamento ético com os profissionais prescritores para que o farmacêutico possa orientar o profissional dermatologista prescritor em conhecimentos adicionais aos já de conhecimento dele sobre princípios ativos, substâncias, novidades da área cosmética disponível na manipulação.
Depois de definida a formulação, não basta procurar um estabelecimento qualquer e deixar a receita para ser produzida por lá. A escolha da farmácia de manipulação deve ser criteriosa, pois o segredo do sucesso desses cosméticos está na qualidade da matéria-prima e no rigor ao agregar os ativos escolhidos.

As concentrações indicadas pelo médico não podem ser alteradas, sob pena do tratamento não alcançar o efeito desejado. Os cremes deverão ser produzidos por um profissional capacitado que saiba misturar os ingredientes para não anular suas propriedades.

Por isso, nem sempre o menor preço é o melhor fator para se levar em consideração na hora de escolher o local para fazer o pedido. Na verdade, se o custo proposto por uma farmácia está muito abaixo das demais, desconfie. Isso pode significar que os cosméticos não são produzidos com componentes e processos de qualidade. E, assim, tratar-se com esse produto será perda de tempo e dinheiro.
Na hora de pesquisar locais, peça indicações para o seu dermatologista, pois devido à experiência ele saberá quais são os estabelecimentos mais confiáveis. Além disso, verifique se o local tem grande quantidade de clientes (o que garante rotatividade e ingredientes sempre frescos) e nenhuma reclamação em órgãos de defesa do consumidor.
Vale ressaltar ainda que mesmo os manipulados de melhor qualidade sempre terão um prazo de validade bem menor em relação aos industrializados. Enquanto o primeiro tende a durar meses, o último pode valer por anos.
Com informações Lediane Filus