Atendimento telefônico: 48. 3234-7247 ou 48. 3364-7247
Somos feitos de ideias. Cresça conosco.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (Obrigatório)

Seu telefone (com DDD) (Obrigatório)

Assunto

Mensagem


Reconhecimento

Desde 2007 entregando o melhor conteúdo para o crescimento das farmácias e farmacêuticos magistrais.

Siga-nos

Nosso Endereço

Rua Santa Luzia 100
The Place Office Sala 206
Florianópolis, Ilha da Magia SC
Brasil

Telefones: 48. 3234-7247  | 3364-7247
Email: pharmaceutical@pharmaceutical.com.br

ORLISTAT e METFORMINA MANIPULADA no combate a obesidade infantil

ORLISTAT e METFORMINA MANIPULADA no combate a obesidade infantil
3 de dezembro de 2018 Regis Luiz

Obesidade pediátrica: orlistat e metformina manipulada no combate

A obesidade pediátrica e suas complicações metabólicas são um problema de saúde pública. O problema atinge pessoas de todas as faixas etárias. Neste artigo procuramos apresentar informações úteis sobre dois importantes aliados encontrados em farmácias de manipulação que ajudam nessa guerra contra a obesidade. São eles orlistat e metformina em preparações manipuladas e prescritas por acompanhamento médico.

Especialmente na adolescência a obesidade tornou-se uma epidemia e junto com ela as complicações que antes eram observadas predominantemente em pessoas adultas, como diabetes tipo 2, hipertensão, doença hepática não alcoólica, dislipidemia e apneia obstrutiva do sono tem sido diagnosticados com frequência também em adolescentes.

Já se sabe que a obesidade é um distúrbio complexo do balanço energético, envolvendo adipócitos, o trato gastrointestinal e o cérebro, através de seu controle de ingestão de alimentos e do gasto de energia.

Devido a grandes evidencia de que a obesidade apresenta muitas características de doença sistêmica crônica, há vários estudos sobre temas como o eixo intestino-cerebral, os determinantes neurobiológicos da massa de gordura corporal e a interação entre genética, epigenética, influências do desenvolvimento e ambiente.

Vários hormônios estão envolvidos na homeostase energética humana. A leptina, grelina, adiponectina, entre outros, exercem influencia sobre o apetite, saciedade e distribuição de gordura, possibilitando melhor compreensão do mecanismo desencadeador da obesidade em crianças e adolescentes.

Intervencões no estilo de vida:

 

  1. Dieta: a modificação na alimentação é um elemento no tratamento da obesidade pediátrica;
  2. Mudança no estilo de vida: aumento de atividade física, ajuda a promover diminuição significativa no índice de massa corporal;

Tratamento farmacológico:

 

  • Orlistat:

 

Redução significativa no índice de massa corporal, na circunferência do quadril e melhora do perfil lipídico após 12 semanas com o tratamento com orlista 120 mg administrados três vezes ao dia associado a exercícios físicos;

 

  • Metformina:

 

Redução significativa do índice de massa corporal, do peso corporal e da massa de gordura após seis meses de tratamento com metformina 1g duas vezes ao dia.

Além disso, observou-se melhora da glicemia em jejum, do índice de resistência a insulina e da escala HOMA-IR (melhora de avaliação de homeostase da insulina).

Farmacêuticos magistrais contam com suporte da Pharmaceutical Consultoria para obter mais segurança e credibilidade para apresentar aos profissionais de saúde prescritores de emagrecedores.

Através de assinatura de assessoria mensal é possível fazer o download do artigo científico contendo dados do estudo realizado com essa associação: orlistat + metformina na obesidade infantil. Conheça mais clicando na imagem abaixo:

Fonte: informações do departamento de pesquisa da Pharmaceutical Consultoria para visitação médica de prescritores de saúde

POP´s - PGRSS - MANUAIS - FORMULÁRIOS